RSSN forma equipas de desinfeção e controlo de propagação de infeção-Covid-19

Corona formjpg

A formação aconteceu hoje, na cidade da Praia, e contou com 19 formandos, sendo 4 de Santa Catarina, 1 do Hospital Regional Santa Rita Vieira, 4 do Tarrafal, 3 de São Miguel, 4 de Santa Cruz, 2 de São Salvador do Mundo e 2 de São Lourenço dos Órgãos.

Fruto de uma parceira entre a Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN) e a delegacia de saúde da Praia, com esta formação, as equipas estarão preparadas para serem acionadas em caso de aparecimento de algum caso suspeito e ou confirmado para fazerem a desinfeção das casas dos doentes, nas ambulâncias e também em lugares públicos, caso for necessário

Pretende-se que os participantes transmitam os conhecimentos adquiridos na formação aos demais técnicos das estruturas de saúde onde se encontram afetos, de modo a disseminarmos o mais possível e assim abranger o maior número possível de técnicos. Estamos a falar concretamente de uma formação em cascata, porque o momento assim o exige.

Corona form.1

A nível de ambulância para o transporte de eventuais casos suspeitos e ou confirmados de uma estrutura de nível primário para o nível secundário, a região tem identificado uma única ambulância, que logo será desinfetado pela equipa ora formada.

A título informativo, temos que, até agora, a região registou 6 casos suspeitos, cujos testes acusaram, todos, resultado negativo.

Corona form.4

Realce-se que casos suspeitos são indivíduo com sintomas respiratórios (febre, tosse, falta de ar) e que tenha vindo de um lugar onde há transmissão da doença covid-19. Incluem-se nesse grupo, indivíduo com sintomas respiratório e que tenha entrado em contato com um caso suspeito e ou confirmado e indivíduo que apresente subitamente uma pneumonia grave sem outra causa aparente.

A formação foi conduzida pelo inspetor sanitário da delegacia de Saúde da Praia, António Rocha e pelo enfermeiro e inspetor sanitário também da delegacia de Saúde da Praia, Euclides da Lomba, contando ainda com a supervisão e orientação do médico infectologista da direção Nacional de Saúde, Jorge Barreto.

Corona form.5

A sessão de abertura contou com a presença do diretor da Região Sanitária Santiago Norte, João Baptista Semedo e da delegada de Saúde da Praia, Ullardina Furtado.

Corona form.6