RSSN participa no segundo congresso sobre envelhecimento ativo

aniceto

O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, e teve como lema “Viagem para a mesma idade” – ONU 2019.

Concebido no âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, assinalado a 01 de outubro, o Ministério da Saúde e da Segurança Social através da Direção Nacional da Saúde/Programa da Saúde dos Idosos, realiza nos dias 14 e 15 de outubro de 2019, na Cidade da Praia (Salão de Banquetes do Palácio do Governo), o 2º Congresso para o Envelhecimento Ativo sob o lema “Viagem para a mesma idade” – ONU 2019.

O referido congresso tem por objetivo socializar o protocolo de atenção integral à pessoa idosa, refletir sobre o percurso do programa de saúde dos idosos desde o ano 2015 a 2018, partilhar os conhecimentos e experiências em assistência integral à saúde da pessoa idosa bem como capacitar os profissionais da saúde e cuidadores informais, a cerca da avaliação multidimensional da pessoa idosa, para implementação do protocolo de atenção integrada a saúde da pessoa idosa e ainda  melhorar a capacidade de resposta das equipas multidisciplinares e intersectoriais na assistência à pessoa idosa.

velhice

Durante esses dois dias foram debatidos temas e documentos ligados ao tema, nomeadamente, o protocolo de atenção integral à pessoa idosa e ainda a partilha de conhecimentos e experiências em assistência integral à saúde da pessoa idosa.

Coube ao Enfermeiro, Aniceto Santos, a tarefa de apresentar os dados estatísticos relativo a saúde dos idosos na RSSN.

velhice1

Segundo os dados apresentados no encontro, 8,7% da população de Cabo Verde pertence ao grupo de pessoas idosas. De acordo com a definição da OMS considera-se pessoa idosa todo indivíduo a partir dos 60 anos em países em desenvolvimento e a partir dos 65 anos nos países desenvolvidos.