Marchar para sensibilizar as populações

marcha anos hipertensao

O evento acontece este sábado, 18 de maio, e toma o nome de “Marcha - Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis”.

A Marcha é o resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) e a Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) e enquadra-se no âmbito do Dia Mundial da Hipertensão Arterial, que se assinala a 17 de maio, sendo uma das atividades da campanha “Ano da Hipertensão Arterial e Promoção de Comportamentos Saudáveis”.

A Região Sanitária Santiago Norte entendeu adotar o lema “Tenson Arterial, djobi sempre”, tendo como objetivo sensibilizar a população para esta doença e suas consequências e contribuir para adoção de comportamentos preventivos e de controlo.

A concentração dos participantes está prevista para as 08h30 em frente aos Paços do Concelho de Santa Cruz, na cidade de Pedra Badejo. Esta marcha será realizada em simultâneo por todo o país.

Registe-se que a hipertensão é uma doença silenciosa, com grande potencial de provocar complicações como AVC, Insuficiência Renal crônica, problemas cardíacos e oculares, sobretudo quando não for controlada.